terça-feira, 9 de abril de 2024

Madura, mas nem tanto!

foto autoral


Sem me dar conta, a roda da vida girou e girou e aconteceu o esperado: envelheci! Ultrapassei a barreira dos sessenta e agora só vai. hehe  Com boa saúde, lucidez e ótima memória, assim desejo.

Tenho mais cinco irmãos. Cada um com suas alegrias e mazelas, as quais tratamos pessoalmente e em nosso grupo dos manos no WhatsApp. Por sinal, a prova de que estamos um pouquinho escangalhados é que o nome do nosso grupo é Cacareco Véio. Os papos vão de receitas de bolo a resultados de exames médicos. Temos um senso de humor afiado e umas mentes bem danadas. Todos normais, devo ressaltar. A única com a cachola fora do eixo sou eu. Meu mano não lê mais os meus textos porque confunde personagem com autora e fica querendo que eu mude os trechos e suavize os enredos. Sem chance disso acontecer! Afinal, não se deve podar a imaginação de um autor. E a liberdade poética, como fica? hehe 

Meu primeiro escrito, aos 13 anos, foi um conto de terror chamado O precipício. Leram, se horrorizaram e passaram a ter um certo medinho de mim, desde então. Até parece. Sou muito abobada para atuar como os desajustados que eu crio. De pensar a agir tem uma distância monstruosa, não é mesmo? Mas eu compreendo o temor da confusão. 

Em O medo de Virgília eu extrapolei na criação de personagens com sérios transtornos de personalidade (sociopatia, psicopatia, fobias, paranoias...) mas tem a protagonista gente boa, cabeça saudável, lidando muito bem com todos eles. É como passar uma mensagem de que é possível conviver com a desordem mental alheia, sem se contaminar. 

Bom, sigo escrevendo, criando os meus contos, minicontos e nanocontos, embora não tenha publicado nada por aqui. 


Aos amigos, meu pedido de desculpas 
pelo longo período de ausência. 

Saudades muitas de todos vocês!


💓

 


11 comentários:

  1. Rosa, que bom te ver madorei! E o bom humor faz paerte...Adorei o nome do grupo dos manos,rs...Nós também temos grupos da família.Tem de tudo,rs... Vou te esperar e vamos que vamois...Estou já com 75 e por enquanto ainda blogando.Vamos ver até quando,rs... beijos, tuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de Paz, querida amiga Rosa!
    Bem descrita a situação dos acima de 60... rsrsrs...
    Vale a pena ter muitos manos como você. Eu não tive, mas sei como é bom pelas tias e tios que minha avó teve e que amizade boa eu conheci com cada um e com os primos.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Rosa
    Também tenho uma família grande e acho legal demais, o bom humor faz toda diferença na vida, obrigada pela presença no meu blog, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber de ti.
    Mantenha acesa essa chama boa!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Rosa, nem acreditei que era você em meu blog...Que saudades menina!
    Foi um longo, longo tempo...
    Que bom que você tem irmãos e uma família tão unida e bem humorada! Mas realmente jamais deveriam tocar nas ideias de uma escritora, seria como "cortar a cabeça". As ideias originais são irretocáveis! :)))))
    No ano passado eu dei um voltinha nos blogs amigos para saber como todos estavam e você estava quietinha...mas agora o período sabático terminou, que bommm!
    Adorei te ler e te ver! Coração fica aquecido!
    Beijos e uma linda semana!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rosa, bom de saber de você...de fato vivemos anos tenebrosos como se o mundo fosse acabar. alguma coisa mudou desde então e alguns costumes e hábitos foram modificados como se a vida nunca mais pudesse ser a mesma....agora vamos voltando ao cotidiano.Só que muito sem esperança de um mundo melhor.
    um abraço

    ResponderExcluir
  7. rsssssss, e eu vou te ler de cabo a rabo!!
    Que delícia teres voltado, vê se não desaparece,
    a blogosfera é uma delícia, muitos amigos queridos.
    Não muda o teu estilo, pelo amor de Deus.
    Esse texto está uma joia, e querem que mudes o quê???
    Maravilha, querida Rosa, a melhor terapia que podemos fazer, é falar, contar!
    Um beijinho, vou te colocar na coluna, assim vejo quando postas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa
    Estou feliz com sua volta e continue escrevendo e nos ofertando os seus contos maravilhosos
    Adorei o nome do grupo de família. Super criativo amiga
    Ninguém pode e nem deve querer mudar a criação de um autor
    Ela é única e assim deve permanecer
    Adorei te ler e te ver de volta minha querida
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, amiga Rosa Mattos, Taís e eu já estávamos com saudades de ti.
    Bom que agora já está de volta, desta vez, com essa excelente crônica, que lemos juntos, Taís e eu. É sempre muito bom ler a cronista falar em idade, assuntos do momento, atividades, etc. Uma crônica muito agradável. Como é boa cronista e contista, aqui estaremos para apreciar tuas criações.
    Uma boa semana,
    grande abraço!

    ResponderExcluir