segunda-feira, 11 de maio de 2020

Somos todos vulneráveis




E, de repente, nos vimos todos em meio a uma pandemia de proporções incalculáveis, embora façam muitas projeções. Covid-19 está assustando o mundo inteiro porque se dissemina rapidamente, atacando as vias respiratórias das pessoas infectadas, causando mortes em alguns casos, alastrando o medo em cada um e provocando muitas incertezas sobre o retorno da normalidade.

Achei que 2019 tinha sido um ano tenebroso, com toda aquela rivalidade por conta de escolhas políticas, dividindo as pessoas em lado direito e esquerdo. Alguns amigos e familiares se desentenderam e até deixaram de se falar.  

Ledo engano. Este ano de 2020 ficará marcado na história e em nossas lembranças, não apenas ao mexer com a rotina de todos de forma impactante, mas por ter nos forçado a enfrentar um mal invisível. "Fique em casa!" "Lave bem as mãos." "Saiam somente se for necessário." Recomendações novas.

Não estranhei o isolamento social. Estou acostumada a voltar para uma casa vazia. Moro sozinha e longe da família, num apartamento pequeno em Porto Alegre. Porém, embora estar só não seja um problema para mim (em tempos de pandemia e/ou em qualquer época), uma quarentena afeta o dia a dia de todos, inclusive o meu. Tento seguir mantendo meus hábitos de sempre, lendo, fazendo exercícios, montando quebra-cabeças, escrevendo, escutando música, vendo séries e assistindo noticiários só o suficiente para me manter informada.

Incluí agora um novo costume: manusear o rosto o mínimo possível. Faço exercícios para coçar o rosto com as costas das mãos, somente. Difícil resistir! Quando me dou conta já estou esfregando os olhos, passando a mão na boca, no nariz. Um perigo! Tenho de intensificar o exercício, senão... 

Não possuo uma varanda para pegar sol diariamente. Ah, como eu queria ter uma varanda! Mas não tenho. E o que eu tenho nesse meu espaço reduzido? Uma nesga de sol que bate na cozinha, num momento curto do dia. Coloco uma cadeira ali, abro bem a janela, e fico sentada por quinze minutos, com roupas leves, braços e pernas desnudos, sem protetor solar. Dizem que é o tempo e modo necessários que nosso corpo precisa para produzir vitamina D (tão importante para termos imunidade contra as doenças). Vou arrastando a cadeira, aproveitando até o último pedacinho de luz natural. Quando o sol se vai, respiro fundo e agradeço: "obrigada, universo!".

Depois de duas semanas "presa" em casa, saí para colocar o lixo no container do outro lado da rua. Foi bem esquisito. Eu me peguei cheia de medos novos. Abri a porta do elevador com desconfiança. Apertei o botão para descer. E tudo que eu ia tocando, de repente, passou a representar uma ameaça possível.

Na volta encontrei uma vizinha e tentei mostrar normalidade. Mas por dentro eu queria mesmo era voltar correndo para a segurança do meu lar-doce-lar e lavar bem as mãos com sabonete por 30 segundos.

O preocupante é saber (ou imaginar, ou supor, ou especular) que existem muitas formas de sermos infectados e por mais cuidados que tenhamos, ele (o vírus) pode nos pegar. Ainda assim, prevenção é a medida mais acertada.

Fiz compras no supermercado online porque o mais próximo aqui está a 600 metros. Daí, fui colocando "no carrinho" tudo que eu precisava. Bem prático.

Dois dias depois minhas compras chegaram. Levei um susto com o som do interfone. E eu sabia que ele iria tocar! Imagine o grau de tensão que uma quarentena provoca numa pessoa. Pois é. Ando tensa. Impossível não ficar.

Desci. Não encontrei ninguém no caminho. Abri a porta para um rapaz com máscara de proteção. Ele colocou as sacolas num canto, mantendo uma distância recomendável. Foi estranhíssimo. O rapaz com medo de mim. Eu com medo do rapaz. Naquele momento, representávamos uma ameaça um para o outro. Nunca pensei passar por algo assim. Só o medo de assaltos me fazia antes ter esse tipo de reação. Coisas que só uma pandemia batendo na nossa porta nos faz passar.

Vamos superar essa fase nebulosa. E talvez cada um passe a se cuidar melhor depois que nossas vidas voltarem ao normal. Porque até criarem uma vacina para o Covid-19, temos de ter em mente que somos todos vulneráveis. Então, será inteligente de nossa parte se continuarmos nos cuidando como agora.

Cuidem-se bem. Um abraço caloroso a todos.


*   *   *

Obs.: Esta crônica foi escrita dia 02/04. 
A tensão reduziu. Os cuidados e o isolamento 
continuam, porém mais leves. A vida segue. 






11 comentários:

  1. Boa tarde de fé e esperança, querida amiga Rosa!
    Uma crônica muito boa e que descreve muito bem o que todos estamos passando. Uma verdadeira agonia. 3h eu gasto para higienizar tudo para 15 dias...
    Também tenho medo de quem vem trazer as entregas e por delivery também... Nem olho para o rosto. Álcool gel, na mesa que ele põe a máquina, na minha mão antes de pegar a máquina e depois... Sacolas não passam da porta mesmo...
    E, ainda assim, só mesmo como contando com a Graça de Deus que nunca nos falta.
    Vamos seguir a caminhada até o fim.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Macau tem agora três doentes internados.
    A terem alta brevemente.
    Devagarinho, com calma, sensatez, vamos ultrapassar esta fase e acordar do pesadelo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Rosa, me identifiquei com cada letra, com cada palavra e, enfim, com todos os parágrafos que você relatou aqui...
    E como você escreve divinamente... Não é a toa que seus livros são um sucesso, um primor da nossa literatura, pois você tem o dom de nos transportar para outro mundo em suas palavras...
    Você mencionou sobre o medo, a ansiedade... Sim, eles me tomaram de assalto e nunca senti tanta taquicardia e ataques de pânico como agora.. Estou com muitas dificuldades de lidar com tudo isso e creio eu, que será quase impossível voltar ao normal, depois que tudo isso passar, e tomara que passe...
    Éramos felizes e não sabíamos...
    Um grande beijo querida e se cuida muito!!!

    ResponderExcluir
  4. Vamos vencer essa pandamia juntos
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa
    Estamos vivendo uma era atípica. E cada um de nós com os seus receios.
    Mas é preciso manter o equilíbrio emocional para vencermos essa pandemia que em breve há de passar. Voltar à normalidade acho bem difícil. Penso que teremos uma outra visão do mundo e de como teremos de frente ás mudanças impostas por esse vírus
    Beijinhos e sorrisos minha amiga

    ResponderExcluir
  6. Olá querida Rosa,
    Essa pandemia realmente veio para assustar e mudar o modo como vivíamos antes dela. Houve mudança de hábitos, preocupação constante com a higiene pessoal, utilização de máscara para sair as ruas, parece que estamos vivendo um filme de ficção científica. Com certeza sairemos com algum aprendizado depois que o vírus se for, talvez demore para que a vida "normal" se torne novamente cotidiana. Adorei a sua crônica!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá minha amiga! Quanto tempo. Estou de volta as ondas e voltei poeticamente :-) Assim além de um abraço imenso estou a te convidar a participar do 11º Pena de Ouro, decidi reativá-lo, pois neste momento de clausura nada melhor que colocar a mente para funcionar, topas brincar? Não querendo vai uma visitinha no meu novo Ostra só para conhece-lo, ok! Beijos ♥ Eis o link https://ostra-da-poesia2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa
    Desejo que essa pandemia passe rápido. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga, passei aqui para ler um pouco de seus escritos, vc escreve muito bem e sabe cativar rapidamente nossa atenção, te desejo muita felicidade e saúde nestes dia inglorios de pandemia, pois muita gente ficou sem chão.

    ResponderExcluir
  10. Pero el Dr. Itua, practicante de hierbas tradicionales en África, ha curado el VIH/cáncer que se extrae de algunas hierbas raras. Tiene un gran potencial para curar el SIDA y el cáncer al 100% sin ningún residuo. La medicina herbal del Dr. Itua ya ha pasado varios blogs sobre cómo usa sus poderosas hierbas para curar todo tipo de enfermedades como. Herpes, VIH, enfermedad de Cushing, insuficiencia cardíaca, esclerosis múltiple, hipertensión, cáncer colo_rectal, diabetes, hepatitis, VPH, erección débil enfermedad de Lyme, cáncer de sangre, enfermedad de Alzheimer, cáncer de cerebro, cáncer de mama, cáncer de pulmón, cáncer de riñón, vih_ sida ,Herpe ,Copd,Glaucoma., Cataratas,Degeneración macular,Enfermedad cardiovascular,Enfermedad pulmonar.Próstata agrandada,Osteoporosis.Enfermedad de Alzheimer,

    Dementia., Wart Remover, Cold Sore, Epilepsy, también su sistema inmunológico de refuerzo a base de hierbas. Te digo esto porque él usa su medicina herbal para curarme de la hepatitis B y el VIH, que he estado viviendo durante 9 meses sin efectos secundarios. La medicina herbaria es igual de buena cuando la bebo, aunque tengo que usar el baño después de beberla, lo cual realmente no me importa porque solo quiero sacar el virus de mi cuerpo. Recomendaré al Dr. Itua a cualquiera que esté enfermo. ponerse en contacto con el Dr. Itua con la siguiente información.

    Correo electrónico...drituaherbalcenter@gmail.com /
    Tienda web https://drituaherbalcenter.com/shop/
    Es posible que tarde en responder porque siempre está ocupado con las patentes, pero seguramente se pondrá en contacto con usted con una respuesta positiva.

    ResponderExcluir
  11. Thanks for the effort you put in to make this blog so helpful and informative

    ResponderExcluir