sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mudando o ponto de vista

Fosse a porta uma janela e precisaria de cortinas. Mas a porta é uma porta e não uma janela. E por que iria querer ser algo que não é? Para saber como é ser o que não é? Pois até seria possível deixar de ser uma porta e se tornar uma janela, bastaria uma reforma estrutural. A questão é - a porta quer tanto assim ser uma janela? Talvez tenha lido poemas demais, a tal porta. Vá saber! Pode ter achado lindo "os olhos são a janela da alma". Janelas possuem status de contemplação - portas não. Ninguém diz "que vista linda tenho desta porta!", não é mesmo? Quase nunca se ouve isso.

Vai daí que um belo dia a porta quis se tornar uma janela. Refletiu junto ao madeirame e o batente e decidiu: "quero deslumbrar!" "quero cortinas!" "quero avistar!"

E não é que a danada da porta levou adiante o intento e passou por uma reforma mesmo? Incrível como se consegue mudar, quando se quer mudar. Não foi fácil deixar de ser o que sempre tinha sido. Afinal, tantos anos suportando batidas ao sabor dos humores alheios, que acostumara-se. Uma porta suporta, pois fora feito porta.

Analisava os pormenores de sua situação enquanto porta, quando se deu conta que além da falta de glamour também vez ou outra escutava gracejos do tipo "é burra feito uma porta". Mas hein... como podem ser tão cruéis! Ela só estava cumprindo sua função, poxa! Até os cupins sabiam disso. Ah, se fosse um cupim e não uma porta, sua existência seria melhor?

Ei, nada de perder o foco!

Dias depois já não era mais uma porta. Agora sim, sua vista era outra. Uma vista digna de admiração. Sem contar que ganhara uma cortina, um ornamento rendado e alguns trelelês balouçantes. Ahh, que maravilha era ser uma janela. Braços apoiavam-se por longos minutos e às vezes pássaros repousavam tranquilos sobre o pequeno beiral. Ser janela era muito, mas muito melhor que ser porta. Só mesmo uma janela que já foi um dia uma porta consegue entender.

Enfim, a vista é bela!



33 comentários:

  1. Minha querida amiga Rosa.
    A flor mais perfumada do meu jardim.
    Estou muito cansada minha amiga continuo trabalhando demais.
    Sem empregada e sem faxineira ñ conheço lugar como esse.
    Agora esta assim..meu marido tem me ajudado em casa quando ñ estou aguentando mais.
    Amada muito bom estar aqui tem um presente de participação de homenageada para você e selinho de seguidores.
    Muito obrigada amiga por ter vindo no meu cantinho nunca se esqueça que te gosto muito.
    SEJA NOSSA AMIZADE ATÈ O FIM.

    ResponderExcluir
  2. Minha cara Rosa dos versos e dos contos!Bendita seja esta sua imaginação, a sua criatividade, a forma sutil de brincar com as palavras, com portas e janelas.Esta sua arte e característica de dar vida, voz e imaginação a coisas inanimadas. Tudo tem seu valor e com portas e janelas não é diferente. As janelas são os olhos da casa, uma função mais poética. Mas a porta significa segurança e é sempre a primeira a se abrir para receber ilustres visitas.Mas lendo você penso que realmente todas as portas gostariam de ser janelas, assim como nós gostaríamos de ser outra coisa, mas elas serão eternamente portas. Exceção feita a esta que por suas mágicas palavras se transformou em janela tendo uma visão nova, uma função diferente. Enfim, a vista é bela! Parabéns pelo texto. Saudações Poéticas - Mario Neves.

    ResponderExcluir
  3. Rosa, minha querida!
    Perdoa ter demorado a chegar neste teu Espaço tao belo e rico!
    Alguns probleminhas me têm afastado deste mundo lindo dos Blogueiros.
    Hoje, tá dando para fazer umas visitinhas e matar as saudades.
    Te deixo meu abraço de Mar com carinho e a certeza de um fds tranquilo e mt abençoado, para ti e todos que te amam!

    Maga do Tempo

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Rosa,

    Neste seu poema, entendo que a porta tinha aspirações maiores em sua evolução. Tentou e conseguiu. O que ela não se deu conta, é da sua importância como uma porta. Afinal, tudo é importante e cada qual exerce uma função necessária ao bem estar comum. A porta foi brilhante em tentar evoluir, mas antes, sofreu desnecessariamente, desvalorizando-se, quando poderia reverter a situação a seu favor. Sempre tem uma maneira de melhorar. Seja como for, ela saiu-se vitoriosa e feliz.

    Obrigada amiga, por sua doce visita. Ah, aqui em Campinas também está um friozinho, mas os dias têm sido ensolarados.

    Um ótimo fim de semana com muito amor, paz e chocolate quente que é ótimo e eu adoro. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. O conto é perfeito, como tudo q vc escreve...mas, cada um é como é, tentar mudar tb faz parte da existência e se for para melhor, a força de vontade entra em ação e juntas conseguem seu intento...mas, ninguém passa pela janela...então a porta tem seu grande valor.

    Estava com saudades,

    beijos querida e ótima noite!


    Mariz

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minha linda Rosa!!!Que conto belissimo amiga.Tanto a porta ou a janela nos dá esse acesso de nossa alma e de nossa consciência. E façamos elas se mantém pelo amor aberta a cada um de nós para sempre.
    Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  7. Vou defender a porta (sem tirar os méritos da janela), ela generosamente acolhe, se abre para entrarem, se fecha pra dar privacidade.

    Janelas permitem contemplação, porta é de ação, cada uma é pérfeita em sua função.

    Beijos Rosa!

    ResponderExcluir
  8. como sempre intrigantemente belos os teus textos querida Rosa. Vim te desejar uma semana como muitas poesias e sorrisos e te convidar a participar da campanha FAÇA A SEREIA SORRIR (isto é eu kkkkk) o selo da campanha está na gadget a direita abaixo de PARTICIPO. E se puder vote na Lindalva do dia 22 a 26 na Copa Blog e faça a sereia sorrir :-)um beijo florido e perfumado em teu coração!

    ResponderExcluir
  9. ...Incrível como se consegue mudar, quando se quer mudar. Não foi fácil deixar de ser o que sempre tinha sido....
    O tempo vai passando e de repente nos damos conta que precisamos mudar,que ficamos acomodados,chegamos até nos acostumar...
    A porta mesmo sendo importante,e útil,sentia-se infeliz,pois não fizera nada por ela mesmo, queria ser admirada,e notada,não apenas servir de passagem....
    Rosa,que texto maravilhoso,qtos gostariam de já ter decidido a fazer esta mudança em sua vida e sentir-se assim...
    Parabéns amiga,beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosa! :)

    Que post lindo! Faz a gente pensar... Mudanças são sempre boas se para melhor, e só entende mesmo quem passa pela transformação como você bem finalizou.

    Beijoo

    ResponderExcluir
  11. Cumadezinha passando ligeirinho para convidar vc ..para a Festa do Colono..Bauernfest aqui em Petrópolis ..vai do dia 22/06/2011 à 3/07/2011...conto com a sua presença ????
    Vale a pena subir a serrinha de Petrópolis!!Mas venha agasalhadinha kkkkkk... beijus otimo feriadão !!!

    ResponderExcluir
  12. Oi amenina, passando para matar a saudade e deixar uma braço. bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá querida amiga, como está? Humm fico muito orgulhosa em receber tão ilustre visitante: uma grande poetisa. Obrigaduuu...Rosa, quando a gente almeja tanto uma mudança, basta querer para conseguir não é? Gostei da porta, lutou e conseguiu, embora ela é como nós seres humanos, quase nunca estamos felizes com o que somos.
    Bem minha amiga, desejo-lhe um fim de semana regado de muitas alegrias e como sempre que a inspiração chegue de montão p você. Beijokas enormes.

    ResponderExcluir
  14. Rosa,agradeço sua visita!

    Gostei demais do seu conto...me fez lembrar Cecilia Meireles quando ela diz:"Quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas"

    deixo pra vc meu carinho....

    Zil

    ResponderExcluir
  15. Oi Rosa, flor de um jardim de palavras... adorei a sua visita e participação lá na Sociedade dos Poetas Mortos. http://poetasocio.blogspot.com te espero lá sempre que você puder.
    Gostei muito da tua página também... bjos

    Kleber J G Martins

    ResponderExcluir
  16. Olá Rosa, como tem passado?

    Aqui o inverno começou com jeito de outono com lindas tardes calmas e translúcidas.

    Te convido para ver o novo visual do meu Blogspot, onde escrevi um pouco sobre minha vida.

    Um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  17. Oie doladinha ..vim correndo tô até cansada kkkk ..CONVIDAR VC para o niver de Máriozinho LORD POETA..lá no arraiá.. tem chocolate quente ..uma receitinha de quebra queixo hummmmm ...e o bôlo de Mariozinho é a carinha dele ....espia só kkkkkk feliz fds ..te dolu beijokinhas fuiiii!!!ANARRIÊEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  18. Oi minha querida amiga Rosa, incrível hj consegui conexãoo corri logo aquipra matar saudades.Ando precisando de mudanças que nem a porta de teu conto..com certeza estou lutando como ela para ser algo que eu realmente goste. Incrível esse teu conto.Amiga tenho saudades de vc, da net, de meus jornal aqui..rs..mas a net tem sido cruel comigo..mas estou que nem a porta...Rosa tenho muito carinho por ti minha amiga e sabes bem que aqui é onde meus dedinhos vão e não sabem hora de parar..vc tem um alma de anjo pra aturar minhas abobrinhas..mas saiba que vindo menos na net, vc é e sempre vai ser uma amiga muito querida. Nunca esqueçadisso. Um lindo domingo,pra ti com um solzinho legal..hj viu ser mais breve..Bjus

    ResponderExcluir
  19. Oi minha amiga, como está você? Vim retribuir sua amável visita e desejar-lhe uma semana iluminada.

    Você é pessoa por quem tenho um enorme carinho Rosa,obrigada por tudo minha amiga.
    Bjs de carinho.

    ResponderExcluir
  20. Amiga Rosa,este texro fas-me muito a pensar.A porta conseguiu ser uma janela,que bom quando agente consegue o que queremos.A janela é os olhos para o horizonte,mas a porta amiga abre-se para pessoas queridas entrar,como é fexada para a nossa proteção.Mas acredito colocando isto no ser humano,menina esta cheio de portas querendo ser janelas,porque nunca estão satisfeitas consigo mesma.Só vc amiga,só vc consegue fazer teus textos virar exemplos de vida.Mudar é sempre bom,sempre para melhor e com isto passar a energia para todos.
    Obrigada sempre pela visita no meu blog,suas palavras e realmente falo o que penso, e não vou mudar,sei que nem todos gostam mas fazer o que?.
    Fica em paz e com Deus.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  21. E VIVA SÃO PEDRO ..CUMADE !SÓ TEM ESSA SEMANINHA ..VAMOS APROVEITAR ...DANÇAR ... COMER E BEBER MUITO KKKKKKKKKKKKK....ATÉ O DIA RAIAR !!BEIJUS FELIZ SEMANINHA !!!
    E TEM FOTITAS DO MEU DESFILE NA BAUER ..FESTA ALEMÃ AQUI EM PETRÓPOLIS !!!

    ResponderExcluir
  22. Agradeço a sua amável visita e retribuo com enorme satisfação.

    Parabéns pelo Blogue e pelo conteúdo nele escrito.

    Espero que esta visita, seja a primeira de muitas mais.

    Beijos.

    Maria Valadas

    ResponderExcluir
  23. Peço desculpa de comentar como anónimo, mas só assim consigo comentar.

    Beijos.

    http://ecosdepalavras.blogspot.com/

    Maria Valadas

    ResponderExcluir
  24. Bom dia meu amor!!

    Mudar pontos, borrões inteiros.

    Ser um tipo de pixador da vida, fixar a rotina para que?

    Te amo e adoro teu jeitinho bom de escrever.. rs
    Beijo meu amor e vem deixar meu beijo!

    vini

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde minha querida, como está? Passando rapidinho para lhe desejar um feliz fim de semana com paz, alegria e muita paixão. rsrsrs
    Beijokas enormes.

    ResponderExcluir
  26. Rosa querida..fiquei feliz com sua visita no meu bloguinho que ainda é tão novinho..Verdade! pois eu escrevo a algum tempo,mas ele esta onlaine a uns dois meses..
    Então no wordpress não tem a parte dos seguidores,pelo menos ainda não encontrei..mas vocÊ pode comentar como fez,ir lá tomar um café mineiro..rs..
    Lindo seu conto..diz muitas coisas..mexeu comigo.
    bjos
    titi

    ResponderExcluir
  27. Querida Rosa vim firmar que teu voto foi computado com sucesso para o pena de ouro... Beijos e afagos no coração!

    ResponderExcluir
  28. ჱܓOlá, amiga!
    。°✿

    Amei o texto...

    Bom domingo!
    Beijinhos.
    Brasil

    ✿✿♪

    ♫° 。✿✿ჱܓ

    ResponderExcluir
  29. Olá Rosa dos contos e versos! Grato por seu carnho.Foram tantas as emoções e os amigos foram responsáveis por elas. Dos muitos motivos que tenho para vir aqui destaco um.Agradecer as felicitações de "Feliz Aniversário" em meu blog e também cometários em blogs amigos. O meu obrigado de coração, espero estar sempre a altura de sua amizade e poder retribuir sempre que possível os seus carinhos que não tem preço e nem como pagar. Obrigado! Saudações Poéticas - Mario Neves.

    ResponderExcluir
  30. Rosa Boa noite querida....eu já tinha comentado aqui....mas dei um pulinho aqui para te dizer que gostei demais de ver você no meu blog tomando um café comigo..
    Te desejo uma boa semana,com Deus
    beijusss

    ResponderExcluir
  31. Fiquei muito feliz com a sua presença no meu blog e ainda mais quando vi que era a minha seguidora n.º 100! Vim a correr ver o seu blog e fiquei encantada, magnífica a forma como escreve, como exprime as suas reflexões! Também vou seguir e ler os seus textos! Boa semana!

    ResponderExcluir
  32. Muito bom texto, Rosa! Adorei essa sua metáfora de portas e janelas. Pobres portas injustiçadas!
    Beijos, uma ótima semana pra você!

    ResponderExcluir