segunda-feira, 7 de março de 2011

O sorriso de Gardênia

criação totalmente minha - parece fácil - mas deu enorme trabalho pra fazer..rs

Tem situações para as quais não se encontram explicações. E por mais que se analise em partes minúsculas e se esquadrinhe por vários ângulos, o mistério permanece.

Aquela alegria toda, vinha de onde? Gardênia estava feliz desde o início do dia. E já passava das oito da noite! Muito estranho. Ninguém fica feliz assim, tantas horas seguidas. Ela não tirara o sorriso do rosto um minuto sequer. E o olhar, então! Brilhantes, como duas estrelas. A coisa mais linda!

Naquele dia, o dia amanheceu e morreu cinzento. Nem era um dia como outro qualquer. Não. Era o mais frio do ano. O mais chuvoso da última década. O mais adverso da estação. E Gardênia sorrindo. Aos pais, falou que tivera um estalo repentino. Botou o pé no chão ao levantar de manhã cedinho e constatou: a felicidade é uma estação e pode tocar sua música preferida dentro de você o dia todo. Ahh! E fazer Sol até o Sol raiar.... só depende de você!

- Que nojo, mana, tá parecendo uma idiota com esse brilho no olhar.

- Júnior, não implica, ser feliz é muito bom. Devia experimentar, viu?

- Mãe, acho que ela tá bêbada, ou apaixonada. O que é quase a mesma coisa.

- Pois saibam que eu descobri como ficar contente o tempo todo.    

- Arrá, nem vem, isso é impossível!

- Júnior, é simples, basta sorrir pra vida e ela vai sorrir pra você.

- Merdinha de clichê barato. Acho que vou vomitar. Isso tá demais pra mim. aff

- Como você é babaca, Júnior. Sabia que um dia sem sorrir é um dia desperdiçado? Eu li isso. Alguém famoso disse, só não lembro quem. Vai dizer que não é lindo?!

Os pais, começaram a sorrir também, felizes em ver a filha feliz. É o que todos os pais desejam, não é mesmo, ver os filhos felizes? Até aquele dia haviam se empenhado nesse sentido. Agora, viam que seus esforços foram recompensados. Ao menos com Gardênia. Já com o filho mais novo... Bem, Júnior estava em plena fase dark. Dezesseis anos. Idade complicada. Gostava de ficar triste. Achava bonito. Para ele, viver era sinônimo de escuridão e vazio. A vida. A morte. As relações afetivas. O poder institucional. Nada fazia sentido. Tudo era utópico e efêmero, desprovido de verdade. Quase nunca sorria. Achava repulsivo ver a irmã se enganando. “Coitada, dois anos mais velha e tão ingênua. Isso que dava ficar olhando novelas e lendo livros de autoajuda. Só podia ser!” – pensava o irmão.

- Mana, é triste ver você tão alienada. Vou pro meu quarto. Fui!

- Pois eu vou mostrar pra vocês que este sentimento não é passageiro - disse, sorrindo largamente, de orelha a orelha.

             *   *   *

Naquela noite, Gardênia dormiu sorrindo. Sonhou com um jardim florido, perfumado, cheio de borboletas coloridas, onde todos cantavam e cirandavam.

No dia seguinte, botou o pé no chão e deu por falta dos chinelos. Tudo bem. Vai sem chinelo mesmo. Foi andando pelo piso frio até o banheiro. Suspirou. A porta trancada. Esperou até o irmão sair. Tudo bem. Usar o banheiro logo após alguém deixar horrivelmente fedido. Coisas da vida. Entrou no boxe, abriu o chuveiro. E parou de sorrir, de súbito, quando viu que alguém tinha acabado com seu shampoo especial para cabelos volumosos.

- Mãããããeeeeeee!!!!




8 comentários:

  1. Querida, obrigada pela visitinha, adorei teu conto, prende a atenção do começo ao fim...mas, com um pentelho desses como pode alguém tentar levar a vida sorrindo, é aí q entra a força de vontade em dizer " não vai ser isso q vai me tirar o bom humor", mas como estamos num aprendizado constante e educando nossa mente, quem saabe Gardênia se dê conta disso.

    Um dia muito FELIZ prá vc e para todas nós mulheres deste mundo, não só hj, mas sempre.

    Na lateral do blog há um presentinho para comemorar nosso dia, afinal merecemos...espero q aceite, pois é de coração q ofereço à vc.

    mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. Querida,

    obrigada pelo selinho, vou levá-lo com muito carinho e colocá-lo na lateral onde se dia "confira", pois vai ficar mais fácil para eu poder vir aqui ler teus contos, pois adorei.

    Te ofereço tb meu link, q está com o nome de "parceria" e o Selinho Sintonia espero q aceite.

    beijos mil!

    ResponderExcluir
  3. Querida, deve ser pq ele é maior q o tamanho de sua coluna, se vc quiser eu diminuo, se vc achar q não faz mal ficar assim... o q importa é q está guardado em seu coração.


    mil beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Nada mais gostoso e leve de se ler
    a Rosa falando da Gardênia
    a vida são as flores que colhemos

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Um abraço carinhoso amiga querida,,que bom ter sua amizade por tantos anos..
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MUHERES.
    NOSSA AMIZADE VALE Ouro EM PÒ.
    Beijos amiga.
    http://aviagem1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Vim retribuir a visita e agradecer o amável comentário, continuação de um bom carnaval!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. oi amiga,vim agradecer o carinho de sua visitar parbéns pra você tbem....beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Vim te deixar um beijo de boa tarde!

    ResponderExcluir